Skip to main content

1.  O que é uma relação de confiança
Você tem dificuldade de confiar?
Você deixou de confiar ou perdeu a confiança por algo que o outro fez?

O que é confiar?
É acreditar que o outro cumprirá seu papel, sua palavra ou os votos que fez. É acreditar que o amor do outro é sincero, assim como sua admiração e afeto. É acreditar na lealdade, cumplicidade e fidelidade do outro.
O que é uma relação de confiança?
Construída entre duas pessoas que  apresentam condutas confiáveis, de compromisso cumprindo o que diz, de honestidade, sinceridade, integridade, coerência, transparência, lealdade e fidelidade.
A partir de uma conduta confiável diária, a confiança vai sendo conquistada dia a dia, pouco a pouco e a pessoa vai ganhando credibilidade. Leva tempo e não é automático.
Uma relação de confiança também é construída com uma comunicação eficaz onde ambos têm total segurança e liberdade para falar sobre tudo com o outro sem medo. Assim podem estabelecer os limites necessários para proteger seu casamento.
A confiança é um dos principais pilares de qualquer relacionamento saudável. Sem confiança, nenhum casamento se sustenta.
Quando uma relação de confiança é construída, não há nenhuma necessidade de esconder nada, da mesma forma que não precisa ficar vigiando ou controlando um ao outro.
O seu cônjuge é a pessoa mais íntima da sua vida, não deve ter nada seu que ele (a) não possa ter acesso. Com confiança há liberdade com responsabilidade. A privacidade e a individualidade são preservadas porque há equilíbrio e respeito.
A partir do momento que tiver qualquer coisa sobre você que seu cônjuge não pode saber ou ter acesso, é um sinal claro de que a relação de confiança está abalada e precisa ser restaurada.
Se nada for feito, limites serão cada vez mais desrespeitados. Quando achamos que não estamos sendo vistos, somos capazes de ultrapassar qualquer limite sem pensar em consequências.
Haverá desconexões entre o casal e ambos estarão insatisfeitos e vulneráveis. Prontos para cruzar a linha da deslealdade e infidelidade.
Se no seu relacionamento existem segredos um para o outro, uma necessidade de esconder algo ou de ficar vigiando o tempo todo, é tempo de parar para ter uma conversa séria, aberta e transparente para fazer uma avaliação e rever o percurso do caminho. Para onde vocês estão indo e aonde querem chegar? Sem confiança, não dá para chegar a um casamento bem sucedido.
Gisele Lima

2. O que leva a quebra da confiança no casamento?

Se a confiança é construída a partir de uma conduta confiável, é justamente a falta dessa conduta que levará a perda da mesma.  Significa passar a agir sem transparência e honestidade, começar a mentir, esconder e restringir o acesso as suas coisas, não cumprir o que diz. Ter atitudes incoerentes e não ter disposição para dar satisfações.
Tudo isso, pode ser em pequenas coisas, que pode parecer não ser relevante, mas vai minando e destruindo a relação de confiança que havia entre os cônjuges.
A falta de limites claros também pode levar as pessoas a quebrarem a relação confiança.  Muitas pessoas acham que ter confiança significa não precisar de limites. Isso porque veem os limites como algo negativo. Porém, todo casamento saudável tem limites claros em todas as áreas. Estabelecidos da forma correta com objetivo de prevenir e proteger, os limites ajudam a manter a confiança e são a salvação de muitos casamentos. Sem limites claros, a tendência é se expor cada vez mais em situações de vulnerabilidade, passar a ter condutas não confiáveis, até cruzar a linha da deslealdade e infidelidade.
Uma relação de confiança não é construída facilmente de forma automática, assim como não será mantida da mesma forma.
Por isso, a confiança precisa ser cultivada, valorizada e bem  protegida constantemente, se comportando de forma confiável. Estabelecer limites juntos e respeita-los vai ajudar a evitar quebrar a confiança no seu casamento.
A confiança é algo difícil de conquistar, mas pode ser perdida de um vez, em um momento de impulso. E ao ser quebrada, será mais difícil para  reconquistar, levará muito tempo. Então, pense bem antes de quebrar a confiança que você demorou para conquistar.

Como está a relação de confiança aí no seu casamento? Abalada Destruída?
Quer saber como restaurar e voltar a confiar?
Continue acompanhando essa serie e vamos conversar sobre isso!

Deixa nos comentários a sua opinião sobre:
O que leva a quebra da confiança no casamento?
Gisele Lima


3. O que acontece quando a confiança é quebrada

A confiança é um dos principais pilares que sustentam um casamento. Se a confiança é quebrada esse pilar estará fortemente abalado colocando em risco a sobrevivência do casamento. Vocês podem até permanecer, mas estarão frustrados, insatisfeitos e infelizes, pois quando a confiança está abalada é sinal de desconexões e distanciamento gradativo entre os cônjuges.
Dentre as consequências da quebra da confiança, trará muitos conflitos e sofrimento. 
Confiança está relacionado com segurança. Poder confiar no seu cônjuge dá conforto e segurança. Poder acreditar que o outro é íntegro, honesto e cumpre a sua palavra, reduz o estresse e medos como o de perder o outro. Se você pode  acreditar na sinceridade do amor e admiração do seu cônjuge, isso contribui para uma boa autoestima e autoconfiança.
Com a perda da confiança, tudo isso desmorona junto. A quebra da confiança produz desconfiança, que por sua vez, gera a necessidade de controle que pode se tornar obsessivo e transformar a vida de todos em um inferno.
A quebra da confiança coloca em dúvida tudo que havia sido construído até então. Passa-se a duvidar de tudo no presente, no futuro e também do passado. “Será que tudo que vivemos até aqui era falso?”
A dúvida da sinceridade do amor e da administração do outro, faz você se enxergar de forma depreciativa e afeta sua autoestima e autoconfiança pela dúvida de ser amada (o) e especial para o outro.
Se não há honestidade, então há falsidade e o engano. Você passa a duvidar de tudo, da intimidade que existia pois já não sabe se conheçe essa pessoa. É muito difícil viver desconfiando de tudo, em constante alerta e vigilância. Se nada for feito para restaurar a confiança, e resolver as desconexões que existem nesse relacionamento, torna-se insuportável viver assim e a relação insustentável.

Você se identifica com esse texto? Você tem vivido uma situação de quebra de confiança no seu casamento?
O que você acha que pode ser feito para restaurar a confiança?
Escreve abaixo nos comentários!

4. É possível voltar a confiar?

A confiança foi quebrada no seu casamento e a pergunta que não sai da sua mente é essa, será que é possível confiar de novo?
E a resposta é sim! É possível voltar a confiar. E o primeiro passo é querer isso e acreditar. Embora, voltar a confiar dependa muito das atitudes de quem quebrou a confiança, o seu posicionamento também vai interferir, pois será preciso decidir confiar de novo, correndo todos os riscos que isso implica.
Muitas vezes, a pessoa que quebrou a confiança tem uma postura de arrependimento e mudança, mas nada parece fazer efeito ou ser suficiente para o cônjuge que se sente traído. E isso é muito frustrante para ambas as partes.
Se você está sofrendo por ter perdido a confiança no seu cônjuge, mas quer muito voltar a confiar de novo, não espere perfeição e nem mudanças concretas imediatas. Dessa forma, você ficará decepcionada (o) e frustrado e seu cônjuge também, se ele (a) estiver se esforçando para reconquistar a confiança. Seu cônjuge não era e não será perfeito agora, como você também não é.  Ele (a), como você, vai continuar tendo falhas. Decida confiar e acreditar que seu cônjuge está sendo honesto na tentativa de consertar as coisas. Dê tempo para que ele (a) mostre mudanças concretas.
Lembre-se que voltar a confiar será um processo que levará tempo. Se você continuar com um controle excessivo e vigilância constante, acusando e cobrando o tempo todo, não vai ajudar a resolver, mas vai piorar a situação, pois ninguém consegue viver por muito tempo em um ambiente assim.
Se o seu cônjuge está se esforçando para mostrar no dia a dia uma conduta confiável e fazer todo o possível para que você se sinta segura (o), então, decida dar uma chance e um crédito. Se desarme, baixa a vigilância e coopere com o processo para que você volte a confiar.
Confiança está relacionado com segurança. Por isso, cuide de si mesmo. A segurança também está no quanto você está bem consigo mesmo, conhece o seu potencial e acredita nele.

5. O papel de quem quebrou a confiança

Você quebrou a confiança no seu casamento e quer muito reconquistar?
É bem possível e depende muito do seu posicionamento. Muitas pessoas que sempre tiveram uma conduta confiável, podem em um momento de impulso e insensatez, quebrar a confiança e ferir profundamente seu cônjuge, como em um caso de infidelidade conjugal por exemplo.
Se quebrou a confiança do seu cônjuge, entenda que a confiança é perdida em baldes e conquistada em gotas. A confiança que você levou anos para conquistar, você perde toda ao quebrá-la, e terá que trabalhar duro para conquistar gota a gota de novo.
Ao quebrar a confiança você se torna uma pessoa não confiável. Você perde toda a credibilidade em tudo que você diz e faz.
Se você quer mesmo reconquistar a confiança e salvar seu casamento precisa ter disposição para prestar contas de tudo e dar acesso a tudo que é seu. Muita paciência com a necessidade de controle e vigilância do seu cônjuge, devido à desconfiança, não adianta se irritar. Persistência, pois vai levar um bom tempo. Para você pode parecer simples, perdoar, confiar de novo e seguir em frente, mas respeite a dor que do seu cônjuge e o tempo para curar. Não diminua o que você fez.
Não tem outro caminho para restaurar a confiança a não ser provando dia a após dia, durante muito tempo, que você é confiável e merece crédito, a partir de uma conduta confiável todo tempo. Atitudes coerentes, de integridade, honestidade, transparência, sinceridade, lealdade e fidelidade.
A confiança está relacionado a segurança, portanto, quanto mais você agir de forma a levar o seu cônjuge a se sentir seguro (a), mais rápido ele (a) voltará a confiar.
Se você não estiver disposto (a) a eliminar todos os segredos, esquece! Você jamais construirá um casamento saudável, satisfatório e duradouro sem máxima honestidade e transparência.
O que você está disposto (a) a fazer para reconquistar a confiança?
Escreva abaixo nos comentários!
Gisele Lima

6. Como restaurar a confiança quebrada?

A relação de confiança é construída pelos dois cônjuges e para ser reconstruída também precisará do posicionamento dos dois.
É fundamental que aquele que quebrou a confiança demonstre arrependimento, peça desculpas de forma sincera e específica e passe a ter uma conduta confiável todo o tempo. Passe a agir com total transparência, honestidade, integridade e compromisso em cumprir o que diz.
É muito importante que o cônjuge que teve sua confiança traída, decida dar uma chance e acredite que seu cônjuge está falando a verdade. Tente não entrar em um controle obsessivo e vigilância constante e nem esperar perfeição.
Ambos precisam ter muita paciência e persistência.  Lembrar que levaram tempo para construir a  confiança que tinham antes e agora, também levará tempo para reconstruir. Precisam desenvolver empatia um pelo outro e entender o ponto de vista um do outro.
É preciso desenvolver uma comunicação eficaz que significa criar um ambiente seguro para ter conversas construtivas, abertas e honestas para compreenderem o que aconteceu. Entender o que está por trás e todo o processo que houve até chegar a quebra da confiança, é o que será mais eficaz para construir uma relação de confiança mais sólida.
É preciso entender que por trás da quebra da confiança há um relacionamento fragilizado por desconexões não resolvidas e falta de limites claros que levaram a um distanciamento gradativo. Não  adianta pensar apenas em restaurar a confiança sem identificar, as decepções, frustrações e mágoas que causaram as desconexões,  para se reconectarem ou sem definir novos limites . E não tem como fazer isso sem uma comunicação eficaz.
Nós não somos perfeitos e nunca seremos. Continuaremos falhando. O mais importante é conseguir aprender com as falhas para construir um futuro melhor.
Que fase do seu casamento houve um alto nível de confiança? Por que havia essa confiança? Quando as coisas começaram a mudar e por que?
Escreva abaixo nos comentários!

7.  13 dicas para reconstruir a confiança quebrada

1. Tenham uma conversa construtiva, aberta e honesta sobre seu casamento. Façam uma avaliação.
2. Façam uma auto reflexão. Identifique suas dificuldades com limites, transparência ou em confiar.
3. Busquem compreender o que aconteceu. Todo o processo até chegar na quebra da confiança.
4. Façam o compromisso sério de serem honestos e transparentes um com o outro em tudo, mesmo que vá doer.
5. Eliminem qualquer segredo entre vocês. A confiança e o engano são incompatíveis.
6. Perguntem um ao outro o que podem fazer para voltar a confiar e evitar que aconteça
7. Decidam perdoar, escolhendo o olhar da compaixão que todos precisam, pois falhamos.
8. Não fiquem buscando culpados ou culpando um ao outro. Isso não resolve nada.
9. Estabeçam limites novos, mais claros e eficazes, tanto pessoais quanto como casal.
10. Tenham paciência e persistência, pois vai levar tempo. Não esperem perfeição.
11. Sejam atenciosos demonstrem o que amam e admiram um no outro. Foquem no positivo.
12. Comportem-se como pessoas casadas. Privacidade e liberdade com responsabilidade, integridade e equilíbrio.
13. Estejam abertos a receber ajuda. Busquem conselhos de pessoas capacitadas.

1. O que é uma relação de confiança
2. O que leva a quebra da confiança
3. O que acontece quando a confiança é quebrada
4. É possível voltar a confiar?
5. O papel de quem quebrou a confiança
6.  Como restaurar a confiança
7. 13 dicas para reconstruir a confiança quebrada 

4 formas de expressar amorCasamento

4 formas de expressar amor

Gisele LimaGisele Lima26 de outubro de 2023
8 segredos dos casais acima da médiaCasamento

8 segredos dos casais acima da média

Gisele LimaGisele Lima26 de outubro de 2023
O Impacto da Pornografia da Internet no CérebroInfidelidade

O Impacto da Pornografia da Internet no Cérebro

Gisele LimaGisele Lima26 de outubro de 2023

Leave a Reply