Skip to main content

Você sabia que existem 4 formas de expressão do amor? E você sabia que em um casamento saudável essas 4 formas estão presentes? 

Você está em um momento no seu casamento que você tem tido dúvidas sobre o seu amor pelo seu cônjuge ou vice e versa? Você está até achando que o amor acabou? Mas será que o amor acaba? Então, leia este artigo que fiz sobre o assunto.

Chegamos ao ponto de acreditar que o amor acabou por não entender o que significa amar de verdade. O que é o amor para você?  o que é amar de verdade? É sobre isso que eu quero falar com você. 

Você vai aprender as 4 formas em que o amor se manifesta e precisa manifestar-se na sua relação com o seu cônjuge. Entender isso, vai ajudar a melhorar a convivência entre vocês e aumentar a satisfação no seu casamento.

No grego há 4 palavras diferentes para representar formas diferentes de expressar o nosso amor em nossos relacionamentos, especialmente com o nosso cônjuge. E o amor engloba todas elas, o amor é tudo isso que cada uma dessas palavras representam. 

Eu vou falar um pouquinho de cada uma para você entender o que é amar de verdade o seu cônjuge, pois isso envolve a expressão do amor nas suas 4 formas.

1. Primeira forma: Amor Ágape

Vamos começar com a palavra grega AGAPE ou ÁGAPE que representa o amor genuíno.  

E quero começar falando uma parte de uma das passagens mais conhecidas sobre o amor genuíno que diz:

Assim, não importa o que eu diga, no que eu creia ou o que eu faça: sem amor, estou falido. 

O amor nunca desiste. O amor se preocupa mais com os outros que consigo mesmo. O amor não quer o que não tem. O amor não é esnobe, não tem a mente soberba, não se impõe sobre os outros, não age na base do “eu primeiro”, não perde as estribeiras, não contabiliza os pecados dos outros, não festeja quando os outros rastejam, tem prazer no desabrochar da verdade, suporta qualquer coisa, confia sempre em Deus, sempre procura o melhor, nunca olha para trás, mas prossegue até o fim.  Isto está na bíblia em 1 coríntios 13. E eu falei a versão da bíblia a mensagem. 

Essas são as características do amor genuíno, na sua forma mais pura e completa. É a forma de expressão do amor de Deus por nós e através de nós. É o amor incondicional. Por isso, é  bem provável que nenhum de nós em nossa limitação humana conseguiremos viver esse amor na íntegra, nem mesmo por um filho ou pelo cônjuge. 

Porém, precisamos desejar isso, perseguir isso dia após dia com todo empenho. É essa disposição que fará toda diferença em nossas vidas e principalmente no casamento. 

Como eu disse no outro vídeo, nossa tendência é buscar o nosso próprio beneficio em tudo. Queremos só receber  e ser servidos. Amamos como uma resposta ao amor do outro, não estamos dispostos a amar o outro primeiro sem esperar nada em troca. E é por isso que precisamos estar bem perto de Deus para que possamos receber esse amor e sermos capazes de transmiti-lo.

É muito difícil dar o que não temos. Muitas pessoas têm dificuldade de amar seu cônjuge por ter uma história de escassez de amor. Pessoas que crescem vazias de amor e sem condições de dar amor. 

O modo mais natural de amar seu cônjuge com amor genuíno é estando cheio dele, é receber primeiro e então, transmitir. Esse amor está disponível a todos, com abundância, basta querer receber. Estou falando do amor de Deus (ágape). Esse é o caminho para resolver todas as questões de “falta” de amor na sua vida e mudar a forma e intensidade que você ama o seu cônjuge. 

Meu desejo é que você compreenda o efeito de aceitar e experimentar o amor de Deus na sua vida primeiro. Isso é o que torna possível amar o seu cônjuge com a expressão mais próxima do amor ÁGAPE, que vem de Deus. 

Quanto mais próximo de Deus você estiver, mais receberá desse amor, mais estará cheio dele e mais será capaz de expressar o amor de forma genuína e incondicional que age por uma lógica inversa do esvaziar-se, do dar é melhor que receber e de servir antes de ser servido. Que não combina com ódio, com violência, com imposição, mas promove a paz. Essa é a lógica do amor de Deus que precisamos nos encher para transmitir ao nosso cônjuge.   

Receber o amor de Deus todos os dias, estar cheio dele, não apenas tornará mais fácil dar ao seu cônjuge esse amor genuíno, mas será suficiente para que você não dependa do amor do seu cônjuge ou de outros para se sentir amado (a). 

Eu deixo para você refletir: 

Você tem buscado se encher do amor de Deus?

2.  Segunda forma: Amor Philia 

 Usada para expressar um amor de amizade, o qual não acontece de forma natural. A amizade é uma ligação forte entre pessoas com interesses comuns e para existir precisa de fundamento. É o tipo de amor que expressa compromisso e supera o tempo e a distância. Você tem amizades assim, que a distância e nem o tempo mudam o feto e o cuidado um com o outro? É, de fato, uma escolha. Você escolhe quem será seu amigo ou não. 

O melhor amigo (a) de uma pessoa casada deve ser o seu cônjuge! Se for diferente, é um grande sinal de alerta e precisa ser revisto.

3.  Terceira forma – Amor Storge 

Amor storge é a forma de expressão do amor fraterno e no círculo familiar entre pais, filhos, irmãos, etc. Esse é o tipo de amor que acontece de forma natural por causa do vínculo afetivo que existe. E por isso, também é o menos discriminativo, mas cria uma expectativa de que tem que acontecer e nem sempre é o que de fato acontece. Esperamos ser amados naturalmente no ambiente familiar, e às vezes não recebemos esse amor. Esse é um dos grandes motivos para a dificuldade de expressar amor pelo cônjuge no casamento. A boa notícia é que a falta dessa forma de amor pode ser suprida pelo amor genuíno de Deus a partir do momento que você se aproxima Dele e recebe do Seu amor.

4. Quarta forma – Amor Eros 

Usada para expressar o amor erótico ou sexual, o amor romântico. Envolve o lado da atração física e desejo, da conquista e da sedução. 

  • Expressa paixão. É intenso e muito importante, mas pode ser negativo quando é considerado como a coisa mais importante e suficiente para sustentar a relação ou Muitas vezes usado de forma destrutiva.

A forma EROS de expressão do amor nos faz nos sentirmos apaixonados. E quando estamos apaixonados, nos sentimos completos, leves, bem humorados, mais tolerantes e pacientes. A vida fica mais intensa, excitante e divertida. Talvez seja isso que está faltando no seu casamento.

Sem essa forma de expressão do amor, você ama seu cônjuge mas não está mais apaixonado por ele (a). então você acha que o amor acabou, mas foi essa forma de amor que se enfraqueceu e a chama da paixão se apagou. Pense bem nisso.

Então eu te pergunto:

Qual dessas 4 formas de expressar amor é mais importante no casamento? 

  • Todos tem uma grande importância, mas o amor AGAPE que expressa a forma como Deus ama, que é o amor genuíno, puro e incondicional. Que nunca procura outra coisa senão o bem do outro sem se preocupar com o que recebe dele. Essa é a forma mais importante. 
  • Podemos dizer que um casamento pleno é aquele em que há  essas 4 formas de expressão do amor presente. 
  • Um casamento não resistirá ou não será pleno se não houver amizade, compromisso, afeto, paixão, prazer e satisfação sexual. E principalmente, sem a busca pelo amor genuíno de Deus, recebido e compartilhado um com o outro. Todas as formas de amor vem de Deus. Ele é o próprio amor. Por isso, quanto mais próximos dele estivermos, mais todas as formas de expressão de amor irão fluir e se sustentar.

Para finalizar, eu deixo uma última pergunta para você responder nos comentários…

Qual dessas 4 formas de expressão de amor precisa melhorar aí no seu casamento? (especialmente da sua parte para com o seu cônjuge).

Qualquer dúvida ou sugestão, pode deixar aqui nos comentários também.

E que a graça de Deus seja sempre muito abundante sobre a sua vida, sua casa e seu casamento.

Casamento

A esposa que os homens sonham

Gisele LimaGisele Lima24 de outubro de 2023
Bem Estar

6 coisas que as mulheres precisam

Gisele LimaGisele Lima26 de outubro de 2023
Bem EstarCasamento

Como permanecer casado e feliz

Gisele LimaGisele Lima26 de outubro de 2023

Leave a Reply