1. Entender exatamente o que o meu cônjuge quis falar.
Você quer ter mais satisfação no seu casamento?
Então você precisa aprender a resolver os conflitos. E não tem como fazer isso sem desenvolver uma comunicação eficaz.
A falta dessa comunicação produz grande frustração e distanciamento do casal, o que a longo prazo, pode causar a dissolução do casamento.
Vocês terão uma comunicação eficaz quando um entender exatamente o que outro quis dizer. Não apenas as palavras, mas o que o outro está sentindo e o que significa para ele (a).
Temos a tendência a achar que o outro a mesma percepção que nós temos das coisas e por isso entendeu tudo que falamos. Porém, o que o seu cônjuge ouviu está distante do que você quis dizer, mas como você supõe que seu cônjuge entendeu tudo, não pergunta nada e segue.
Seu cônjuge considera o que ele ouviu como verdade, e não o que você, de fato disse. Ele (a) também não checa e segue.
Aí está o motivo de brigas e frustrações repetidas que se acumulam e desgastam o relacionamento gradativamente
Vivemos uma vida tão acelerada, uma rotina sobrecarregada. Não temos tempo para quase nada. Isso reflete diretamente na qualidade da nossa comunicação. Você deve estar pensando: “Não dá para gastar tempo checando para entender o que o outro está tentando dizer. Aí já é querer demais!”
No entanto, essa é a solução. Ambos aprenderem a perguntar mais, quando o outro falar, para confirmar se o que um ouviu é, de fato, o que o outro quis dizer. Isto, com certeza exige mais de tempo, mas é um investimento que vale a pena, pois vai evitar muitas frustrações e trazer harmonia para o casamento.
Quando você começar a fazer esse exercício de checar mais, você vai se surpreender como é diferente o que um quis dizer e o que o outro ouviu. Fazendo isso, vocês chegarão mais próximo daquilo que outro está tentando dizer, terão uma comunicação eficaz e isso fará toda diferença na qualidade da convivência e na satisfação do casamento.
Experimente fazer isso e depois você me conta o resultado!
Gisele Lima
2. Comunicação eficaz é…
Saber a forma de falar
De que forma você fala com o seu cônjuge no dia a dia?
Os principais princípios para uma comunicação eficaz estão relacionados à forma de falar.
É importante conhecer bem o seu cônjuge para aprender a melhor forma de falar com ele (a). O jeito de ser de cada um reflete na forma de se comunicar. Os mais extrovertidos e dominates, tem muita facilidade de se expressar e às vezes, passam da medida. Os Analíticos e Pacientes, tem dificuldade de expressar e acabam “engolindo” calados tendo um efeito “panela de pressão”
Às vezes um casal pode até conversar sobre tudo, mas de forma superficial, sem tocar em pontos difíceis, muitas coisas são proteladas sem serem resolvidas, e em algum momento virão a tona com mais força. Não é tão raro, em casos de separação ouvir os cônjuges dizerem: “não sei como chegamos a esse ponto. Nós sempre nos demos bem, e tínhamos uma “boa comunicação”
A seguir vou te mostrar alguns princípios básicos da forma de falar para desenvolver uma comunicação eficaz e melhorar a qualidade da convivência e satisfação no seu casamento.
1. Resposta calma e branda.
“A resposta calma desvia a fúria, mas a palavra ríspida
desperta a ira” Provérbios 15:1
2. Ouvir antes de responder
“O que responde antes de ouvir comete tolice que é para vergonha sua.” Provérbios 18:13
3. Palavra agradável e equilibrada
Nem demais, nem de menos.
4. Falar como convém a cada um
Justamente o falei antes sobre o jeito de ser.
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.”Colossenses 4:6
5. Falar o que for edificar e conceder graça
Trazer crescimento e com empatia.
“Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”— Efésios 4:29
Apenas esses princípios, se aplicados, levará à uma comunicação eficaz e resolver grande parte conflitos conjugais. Gerando harmonia e satisfação.
Gisele Lima
3. Comunicação eficaz é…
Saber o hora de parar
As conversas entre você e seu cônjuge sempre acabam em briga e vocês se ofendem?
Se vocês não sabem identificar a hora de parar uma conversa para não se tornar briga, estão acumulando frustrações e mágoas, causando um desgaste gradativo do casamento.
No post anterior falamos de ter uma palavra “temperada com sal” veja que interessante. O tempero tem o ponto certo para não salgar e nem ficar sem sabor. Saber quando a conversa está passando do ponto, é fundamental para desenvolver uma comunicação eficaz.
Aprendam a reconhecer a hora de parar para que a comunicação entre vocês seja mais produtiva e menos destrutiva.
Sejam tardios em irar-se (Tiago1.19).
Quando ficamos irados, passamos a ter atitudes irracionais e impulsivas. Falamos e agimos de acordo com os sentimentos. Significa que o lado emocional assumiu o controle das palavras e conduta. Isto é um risco grande para o relacionamento, pois as palavras depois de serem ditas,
Podem causar feridas irreparáveis.
Por isso, a hora de parar é justamente ao perceber que está perdendo o controle das emoções, especialmente a raiva. Parar antes que chegue ao nível irracional.
É muito mais produtivo e eficaz, interromper a conversa, antes que se torne uma briga destrutiva, e retomar somente quando voltarem ao estado racional. Isso pode levar mais de um dia, mas o importante é que a conversa seja retomada, quantas vezes forem necessárias, até que a questão seja resolvida e superada.
É aqui que os casais ou se ferem para valer, deixando mágoas que vão se acumulando ou optam em deixar debaixo do tapete e não retomar a conversa. Ambas as situações, muito comuns, são um veneno letal gradativo para o casamento.
Um ponto relevante é que muitas vezes, é a forma como um cônjuge fala que provoca a ira do outro fazendo com que o estado emocional dele(a) assuma o controle.
Aprendam a identificar a hora de parar uma conversa, retomem depois, resolvam os conflitos e tenham um nível de satisfação maior no casamento.
Gisele Lima
4. Comunicação eficaz é…
Estar sempre pronto para ouvir o seu cônjuge.
Você gostaria que seu cônjuge estivesse sempre pronto para te ouvir?
E você? Está sempre pronto para ouvir o seu cônjuge?
Se vocês estiverem prontos para ouvir um ao outro, terão uma comunicação eficaz e serão capazes de resolver os conflitos.
Ouvir, não é apenas conseguir repetir o que o outro disse, mas escutar o seu coração e estar atento ao seu sentimento.
Mostrar que se importa com o que o outro está falando.
“…todo homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar” (Tiago 1.19)
Na realidade, o que geralmente ocorre é que não somos prontos para ouvir e, muito menos, tardios para falar e para irar.
A tendência é ter uma posição defensiva ao conversar com o cônjuge. Enquanto o outro está falando, em vez de ouvir, estamos formulando uma resposta.
Estar pronto para ouvir é estar aberto a ver o ponto de vista do outro e não apenas o seu. Ouvir com empatia o que o outro pensa e sente.
Ficar na defensiva dá a impressão de indiferença e deixa o outro inseguro para se abrir e frustrado por não ser ouvido. Porém, muitas vezes, essa posição de defesa é uma reação à forma como o outro fala.
A questão é que quando não estamos prontos para ouvir nosso cônjuge, há um distanciamento entre os dois.
Ambos, vão se fechando cada vez mais para conversar. Passando a ter conversas menos abertas e mais superficiais. Isso vai causando um esfriamento porque reduz a intimidade.
Muitas vezes, estamos prontos para ouvir outras pessoas, seja amigos, familiares, colegas de trabalho, com atenção e empatia, mas raramente estamos prontos para ouvir o nosso cônjuge.
Com o passar dos anos, não entendemos porque estamos tão distantes e indiferentes. Muitos casamentos chegam à dissolução com o argumento de que o amor acabou e não sentem mais nada pelo outro. Porém, esse é o reflexo de anos com a falta de uma comunicação eficaz que envolve transparência, respeito, empatia e liberdade para abrir o coração sem receio de ser julgado e punido.
Gisele Lima
5. Comunicação eficaz é…
Não tirar conclusões precipitadas
Uma das principais falhas de comunicação e que causa grande prejuízo no casamento, é tirar conclusões precipitadas.
Quem não faz isso?
Todos fazemos.
Agir precipitadamente a partir de uma interpretação pessoal do que o outro falou, ofender o outro por isso e se arrepender.
“O que responde antes de ouvir comete tolice que é para vergonha sua….a língua tem poder sobre a vida e sobre a morte” Provérbios 18:13 e 21